REGIMES DE PARTIDO ÚNICO, A ATRAÇÃO FATAL DO PT

Tadeu Afonso

Mídia revanchista informa hoje que o PT e Lula enviaram mensagem de congratulações ao czar de Todas as Rússias e Prússias, Vladimir Putin, por sua “eleição” para um quinto e talvez – vitalício  – mandato.

Alguma surpresa?

Fundado com o ranço leninista de querer ser o único partido da classe trabalhadora e, fora do qual, não existem nenhuma verdade e, muito menos, a salvação, o PT sempre teve uma atração fatal por regimes de partido único, comandados por guias geniais.

É o caso da Rússia, Venezuela, Cuba e Nicarágua.

Recentemente, Lula reclamou porque Angela Merkel pode ficar 16 anos como chanceler da Alemanha, sem que Daniel Ortega, o ridículo, grotesco e caricato presidente da Nicarágua, tenha o mesmo direito.

Lula só calou a boca quando lhe disseram que Merkel nunca mandou seus adversários para a cadeia  nos períodos eleitorais. Já o Calígula nicaraguense, além de expulsar do país, bispos e padres da Igreja Católica, acaba de proibir o funcionamento das associações de escoteiros. Resta saber quando ele vai fechar as escolas de corte e costura para impedir as fofocas entre comadres.

É verdade que a Rússia tem vários partidos, mas, todos eles não passam de sublegendas do partido de Putin que, agora, deve se imaginar Catarina, a Grande, rediviva. Resta saber quem será o seu Grigori Potemkin.

Por falar em guias geniais, o Nicolás Maduro acaba de impedir a candidatura oposicionista de Maria Corina Machado nas próximas eleições presidenciais, que serão no dia do seu aniversário…

Vem cá: o Nicolás Maduro não está cada vez mais parecido com o Sargento Garcia, aquele rotundo pateta dos filmes do Zorro?

Deixe um comentário